Lesões cerebrais e Hemiplegia
Lesões cerebrais devido a acidentes, deficiências, etc, podem causar uma paralisia parcial do corpo. Quando, ao ser danificado o nosso cérebro, um dos lados do corpo fica paralisado, estamos perante um caso de hemiplegia, também designada por hemiparesia. Este tipo de paralisia não é uma doença mas sim uma sequela neurológica causada por danos no cérebro, sendo o acidente vascular cerebral (AVC) a causa mais comum desta paralisia. A hemiplegia pode causar um comprometimento das actividades motoras, mentais e sensoriais. A nível motor, a pessoa pode perder a coordenação motora, equilibrio motor, etc. A nível mental, a hemiplegia pode causar falhas de memória, de raciocínio, etc. A nível sensorial, o hemiplegico pode perder a sensibilidade dos seus sentidos, audição, olfacto, etc.
Realive Power Assist
Como modo de combater este tipo de paralisia cerebral, a Panasonic desenvolveu uma tecnologia semelhante a um fato mas que possui músculos de borracha e sensores para ajudar as pessoas que sofrem de hemiplegia na sua fisioterapia. Esta tecnologia tem como base de funcionamento os sensores que, ao captarem a intenção que o hemiplegico tem de se mover, comandam os músculos de borracha, controlados através de ar comprimido, a produzir movimento.
Limitações
Apesar da sua grande utilidade, esta tecnologia só se encontra disponível para aquisição por parte dos hospitais sendo que deveria ter começado a ser adquirida pelos hospitais portugueses em Maio de 2009, não havendo provas de que realmente tal sucedeu.