Introdução
Uma cadeira de rodas é uma cadeira montada sobre rodas que é utilizada por indivíduos com dificuldade de locumoção, podendo ser movida manual ou eletronicamente pelo ocupante ou empurrada por alguém.
A génese da cadeira de rodas remonta ao século XVI mais precisamente ao ano de 1595, tendo sido construída para o Rei Filipe II de Espanha, sendo na altura apelidada de cadeira para inválidos. Esta cadeira já possuía o seu conjunto de rodas com o suporte para os pés.
Em 1655 foi alterada passando a assemelhar-se a uma espécie de triciclo. Era movida por manivelas de mão que accionavam a roda da frente por meio de uma roda dentada interna.
Em 1869 é patenteada uma cadeira de rodas com rodas traseiras de empurrar e pequenas rodas dianteiras.
Em 1944, foi adaptada para a sua utilização nos desportos existentes, como por exemplo o basket ou as maratonas.

O que é a cadeira de rodas que lê pensamentos?
A cadeira de rodas movida através de pensamentos (ver figura 17) foi dada a conhecer ao público em 2009, esta foi desenvolvida pela Toyota e é um produto que normalmente não estaria dentro do campo desenvolvimento da mesma.
Esta é idêntica a uma cadeira de rodas convencional mas move-se sem qualquer esforço do utilizador tanto na cadeiras de rodas eléctrica como na tradicional.
É composta por uma bateria que alimenta todos os mecanismos, por um computador que converte os sinais cerebrais para que o motor possa trabalhar correctamente, por um por um capacete que detecta sinais cerebrais e os transmite ao computador e por um motor que proporciona o movimento.

Quais as suas vantagens face a cadeira de rodas convencional?
Esta move-se através da vontade do utilizador ao invés de ter que se aplicar um esforço fisico no caso da cadeira de rodas convencional e não necessita de ser comandada pelos membros superiores no caso da cadeira de rodas electrica.
Pode ser utilizada por um maior numero de pessoas, uma vez que as anteriores não possibilitam o uso por parte de todas as pessoas com dificuldades motoras.

Quais os seus riscos?
Para além de estar dependente de baterias, e do bom funcionamento dos componentes que a fazem mover-se, a pior coisa que pode acontecer é a cadeira mover-se para um local indesejado, mas que pode facilmente ser remediado ao pensar, de modo a que a cadeira se desloque para outro sitio.
Algo que poderá acontecer no inicio visto que utiliza uma tecnologia que ninguém está habituado a utilizar e que de acordo com os testes feitos, leva cerca de 1 a 2 semanas caso seja utilizada 1h por dia para se conseguir controlar a cadeira.

Como se utiliza:
A cadeira de rodas funciona através da leitura da actividade cerebral e isto é possível devido a ao sistema Brain Mecanism Interface (BMI).
É colocado um capacete na pessoa que conduza cadeira de rodas que consegue ler a actividade cerebral quando esta se concentra em algo. Este liga-se ao couro cabeludo da pessoa através de eléctrodos, não causando qualquer dor.
Os dados recebidos são processados em tempo real por um computador de bordo que os transmite para o sistema de controle da cadeira, fazendo com que esta se mova com mais ou menos velocidade, para um lado ou para o outro, ou que simplesmente pare.

Onde se pode adquirir e quais os seus custos?
Neste momento é impossivel aquirir esta cadeira pois ela está ainda em fase experimental onde é sujeita a vários testes e alterações , de modo a que tenha o máximo de funções com o minimo custo possivel.
Devido à presença de tecnologia muito avançada, neste caso o leitor de actividade cerebral, o preço é muito alto, cerca de 30.000€