Bioadesivos: o que são?
Bioadesivos / adesivos cirúrgicos biológicos são feitos de materiais poliméricos naturais  que actuam como adesivos, substituindo assim os pontos cirúrgicos. Estes provocam uma regeneração dos tecidos obrigando assim o organismo a funcionar para a sua reabilitação.
Os Bioadesivos podem ser constituídos por uma variadade de substâncias, no entanto as proteínas e carboidratos ocupam um lugar de destaque. Apesar de actualmente os Bioadesivos serem de origem sintética, está em estudo o desenvolvimento de Bioadesivos de origem natural, através das propriedades adesivas existente na natureza, como é o caso do suco de mexilhão. Os Bioadesivos existentes no mercado apenas são eficazes em pequenas feridas e já são considerados as "Cicatrizes do século XXI". 
Benefícios da sua utilização:
Estes adesivos são uma mais valia para a técnica operatória, na medida em que apresentam bastantes vantagens para os doentes, tais como:
  • Segurança;
  • Apresentam uma boa adesão inicial, permanecendo no lugar durante o movimento;
  •  Reduzem a chance de trauma no tecido e consequentemente formação do edema cutâneo;
  • Fácil aplicação e remoção;
  • Redução dos problemas de pele, pois os Bioadesivos deixam a pele respirar e são hipoalergênicos;
  • Mais conforto e bem estar;
  • É mais estético já que tem uma cor neutra e não deixa marcas;
  • Eficácia elevada, pois ao nível da caracterização não há risco de ruptura ao contrário dos pontos convencionais;
  • Cicatrização mais rápida;
  • Nos estudos in vitro não foram registados quaisquer efeitos colaterais, nem reações agressivas nem rejeição do corpo humano;
  • Tem elevado poder de retenção de água;
  • Tem a capacidade de reforçar a resistência do organismo, pois tem funções antibacterianas e analgésicas;
  • O doente já não necessitará de se deslocar ao hospital para eliminar as suturas convencionais, visto que o Bioadesivo provoca a regeneração dos tecidos obrigando assim o organismo a funcionar para a sua reabilitação.

 Custos
O custo dos Bioadesivos para feridas pequenas custam entre 4 e 5 euros e apenas se encontram disponíveis via Internet. Existem vários tamanhos de acordo com as diferentes situações de lesão. Estes revelam-se ser menos dispendiosos do que as suturas. 
Onde podem ser colocados
Os bioadesivos comerciais são ideais para áreas arredondadas, áreas músculo-esquelético e articulações e áreas onde o inchaço, edema e hematomas podem ocorrer.
Em que situações são utilizados:
Estes Bioadesivos para pequenas feridas são maioritariamente utilizados para o fechamento primário de lesões cutâneas na pele e incisões cirúrgicas, no entanto também poderá ser utilizado após a remoção da sutura ou agrafos cirúrgicos de modo a apoiar a ferida, aproximação de bordas de feridas não infectadas ou suporte para as suturas diminuindo o risco de reabertura. Os Bioadesivos existentes no mercado aderem ao suor, a humidade e a pele seca proporcionando um melhor conforto ao paciente.
Como colocar
Para serem utilizados a ferida deverá ser limpa e em seguida deverá ser colocada a primeira tira adesiva no meio da ferida. Ao colocar o bioadesivo deverá tentar-se aproximar as bordas da ferida. Quanto maior a ferida mais tiras e serão necessárias usar. Estes ao serem colocados criam um sistema de fechamento rápido e fácil da ferida que pode permanecer na pele até 7 dias.
Na remoção deverá fazer se pressão sobre a pele para que a ferida não se abra de novo.